Postagens populares

domingo, 26 de junho de 2016

ESTUDO BÍBLICO DOMINICAL

A maioria das pessoas que conheço são religiosas de alguma forma.

Eu entendo que a maioria dos religiosos atuais não é fundamentalista. Ou seja, a maioria segue uma religião simplesmente porque entendem que ela lhes traz alguma paz, na medida em que traz respostas para os maiores medos humanos: a morte e a vida (sim, a infeliz base biológica do ser humano é o medo, não só da morte, mas da vida também). Quanto à morte, sua religião conforta, dizendo que ela não é o fim. Quanto à vida, sua religião conforta, dizendo que tudo de errado que acontece, está nos planos do seu deus e, portanto, você não precisa se preocupar.

Eu entendo tudo isso.

A interpretação contemporânea da bíblia (tomo ela como exemplo porque, no meio acidental, é a mais conhecida), permite conviver com a evolução social e científica do feminismo, do darwinismo, da liberdade de gênero. A maioria das pessoas religiosas, hoje, adapta o que está escrito para conseguir continuar seguindo este livro, ainda nos dias atuais.

MAS, o livro continua sendo o mesmo e eu costumo fazer o seguinte exercício mental:

Se um dia, o seu filho decidir que a bíblia deve ser lida na exata forma como ela foi escrita, pois a palavra de deus não comporta interpretação, você poderá se opor a isso?
Você, que tenta manter a adoração a este livro, de forma mais razoável, mais atual, sem “levantar a espada” contra quem pensa diferente, poderá repreender seu filho se ele decidir que a palavra de deus manda tocar fogo no primo que namorou a filha e a sogra (Levítico 20:14)? Ou poderá você repreender seu filho se ele matar o amiguinho homossexual, simplesmente porque deus mandou (Levítico 20:13) (Para não ficar só no Velho Testamento - Romanos 1:32)? CALMA, eu sei que você não faz nada disso porque “não é bem assim” e sua interpretação da bíblia é atual... MAS, se seu filho ou mesmo seu vizinho decidir que a bíblia deve ser seguida à risca, como já foi em outras épocas e como ainda é por outras pessoas, poderá você repreendê-lo? 

É por isso, meus amigos, que não os recrimino na sua religiosidade atualizada, mas continuo me preocupando com a disseminação dessa base religiosa que, na sua essência, sem modificações interpretativas convenientes, sempre foi  e continua sendo misógina, separatista, violenta...


O mundo atual não pode ficar à mercê das interpretações brandas dos textos religiosos, quando eles são, à toda evidência, contrários à civilização igualitária em direitos que construímos (e ainda tentamos construir). Por isso, meus amigos, embora eu agradeça a sua interpretação branda do seu texto religioso, não posso fechar os olhos ao perigo que ele oferece, caso resolvam interpretá-lo literalmente de novo.