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sábado, 24 de setembro de 2016

SEJA OPOSIÇÃO, MAS NÃO PERCA A DIGNIDADE




Oposição é indispensável. Ninguém sabe de tudo sozinho. Mas, pedir uma oposição coerente é pedir demais?

Nos últimos dias tenho sofrido todo tipo de desgosto com a esquerda, que se apressou em criticar (geralmente sem argumentos) as mudanças na educação propostas pelo governo. São memes distorcendo os fatos (como é praxe da esquerda) dizendo, por exemplo, que educação física e artes não estão mais na grade escolar.

Cheguei ao absurdo de ouvir o seguinte desargumento: “Horário integral? Como vão pagar os professores??” (contendo a risada) Ora, a esquerda queria uma “pátria educadora” e quando resolvemos investir em educação, para garantir o que eles não concretizaram, isso vira um problema??

Senhores, sejam oposição, mas não percam a dignidade.

Vamos analisar antes de criticar as mudanças propostas:

CARGA HORÁRIA – PERÍODO INTEGRAL

Acho que criticar o fato de brasileiros estudarem MAIS é tão medíocre, que não merece resposta. Passemos ao próximo tópico.

FILOSOFIA

Eu não tive filosofia na escola. Não sei se a grade era outra ou se burlaram o sistema, mas o fato é que, claramente, isso não atrapalhou minha ascensão social ou minha capacidade de raciocínio (talvez a esquerda diga que sim kkkk).  

A verdade é que a capacidade de pensar não se adquire apenas com uma disciplina escolar. Os alunos precisam desenvolver o gosto pela leitura, de todo tipo, o gosto pelo conhecimento. Isso se consegue com o aluno que frequenta o ambiente escolar, a biblioteca da escola, as rodas de conversa (inclusive com os professores, fora de aula, informalmente). Isso só se consegue com alunos que sintam prazer em estar na escola, ao invés de fugir dela porque são obrigados a “aprender a pensar”, quando na realidade, só se aprende a pensar, pensando. Entendeu? E eu nem tive filosofia, hein...

Como eu amava minha escola. Sem racionalizar sobre isso, eu sabia que ali era um local bom para estar. Um local onde eu criava teorias com meus amigos (desde a formação do universo até o andar esquisito da formiga no chão); um local em que eu podia fugir pra biblioteca de vez em quando e contar com a discrição da bibliotecária, que me deixava matar uma aula (geralmente de sociologia) só pra ler minha série “Vagalume” favorita; um local em que os professores conversavam com os alunos de “igual pra igual” no intervalo, incitando suas mentes a se tornarem brilhantes. Esse lugar mágico só passa a existir quando o aluno tem prazer de estar ali. E o prazer precisa ser estimulado e não forçado.

SOCIOLOGIA

Eu tive apenas um ano de sociologia. Sociologia é importante? Sim. Saber que Marx e sua doutrina comunista sem eficácia existiram é uma das informações importantes no mundo. Estudar com Weber a forma como a religião influencia a política desde sempre é importante, na medida em que precisamos separá-las (RS), mas nada disso dita a melhor ou pior formação de uma pessoa.

A educação na formação do indivíduo é algo tão complexo que merecia uma enciclopédia, mas neste simples artigo, me detenho a dizer que todas essas informações podem ser adquiridas mediante leitura (no tempo livre), como tantas outras que não caberão na grade escolar.

O que me chama a atenção especificamente quanto a esta disciplina é que, historicamente, ela tem sido usada no ensino público, como lavagem cerebral da esquerda. Coincidentemente, os alunos só aprendem que existiu uma pessoa chamada Marx, com ideias de igualdade social, do que ninguém discorda, mas que na prática precisa ser bem mais elaborada e, na falta de mais conhecimento (geralmente suprimido propositadamente), os jovens desavisados saem bradando contra o capitalismo e a “meritocracia”, sem um único argumento concreto de implantação efetiva da teoria igualitária pela qual se apaixonaram.

Se a disciplina for bem ministrada, claro que pode ser mais uma fonte de conhecimento (e não distorção) MAS, isso não a coloca como indispensável ao bom desenvolvimento do aluno.

EDUCAÇÃO FÍSICA e ARTES “FACULTATIVAS”

Primeiro, cabe explicar o significado de “facultativo”, porque na ânsia de criticar, esquerdistas estudados estão com dificuldade de processar a informação. Os alunos que QUISEREM fazer educação física e artes terão essa OPÇÃO, mas aqueles que quiserem se dedicar a outro estudo durante estas aulas, terão essa faculdade.

Queridos, sem hipocrisia, alguém acha que atividade física contribui para um profissional mais habilitado? Entendam, não sou contra esportes, mas acho que empregar o tempo escolar em atividades intelectuais será bem mais interessante para a evolução de cada um.

Sobre artes, sou a pessoa mais suspeita para falar, pois sempre AMEI educação artística na escola. Pra ilustrar, tenho uma galeria de quadros em casa, dispostos de acordo com a linha do tempo da história da arte. MAS, sem hipocrisia, o gosto pela arte é muito subjetivo e certamente pode ser alcançado de forma extracurricular, sem afetar a capacidade de raciocínio de ninguém.

De toda forma, cabe lembrar que essa faculdade é apenas no ensino médio, pois no fundamental continua sendo obrigatória (ou seja, ninguém vai esquecer quem é a Monalisa).

LINGUA ESTRANGEIRA

Antes era apenas uma obrigatória (sem critério, qualquer uma), agora o INGLÊS é obrigatório (decisão óbvia, considerando que é a língua padrão mundial), além de MAIS UMA língua, preferencialmente o espanhol (os esquerdistas poderiam dizer que estamos facilitando o entendimento dos jovens brasileiros, de todas as asneiras que seu querido Maduro diz, mas isso eles não ressaltam).

VESTIBULAR

Antes podiam perguntar qualquer coisa na prova. Com a mudança, só cabe questionar aquilo que está na grade de estudos (mas, a esquerda não gosta de coerência, né?).

ÊNFASE EM ÁREAS

A princípio, o aluno poderá escolher entre cinco grandes áreas que tenha mais interesse para seu futuro profissional (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica e profissional), para que ESTUDE MAIS sobre elas... Isso não significa que deixará de aprender as demais, apenas que terá a oportunidade de aprender mais sobre aquilo que gosta mais.

Claro que isso não agrada a esquerda, que tem como ideologia retirar a capacidade de escolha, assim não haverá distinção entre pessoas, certo? A única distinção em regimes de esquerda costuma ser a incrível ascensão dos governantes, diferente da população padronizada.


Concluindo.

O governo atual tenta consertar ANOS de péssimos resultados da educação brasileira, relatados por organizações internacionais.

Os estudos relatam que em 14 anos de governo de esquerda no Brasil, a educação foi um dos setores mais negligenciados (talvez porque quem não pensa, não vota direito?).   


Só peço a você, que tem ideologias esquerdistas, mas entende que a educação é fundamental para a formação de um bom ser humano, antes de manchar ainda mais a esquerda com argumentos tão pobres, no simples intuito de criticar, por favor, pense na decadência moral que seus pares estão sofrendo e tente, ao menos, manter a dignidade do silêncio, quando nada mais lhe resta.

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