Postagens populares

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

QUANDO AS LUZES SE APAGAM


A natureza é um organismo vivo que funciona por si só.
Dentro dela, você aprende a respeitar seus limites, senão vai sofrer as consequências que podem ser desastrosas. Você aprende que cada pessoa tem um limite e, às vezes, o mais esperto na cidade pode ser aquele que mais precisa de ajuda na selva... E que alegria poder contar com a ajuda dos outros!

A natureza está ciente da nossa presença? SIM, com certeza. Quando os morcegos voam para o fundo da caverna; quando a água se dissipa ao entrar em contato com a gordura do nosso corpo; quando o pássaro pia, aparentemente alheio, no topo da árvore; quando a estalagmite muda, ainda que milimetricamente a sua formação, só porque foi tocada.

A natureza se importa conosco? Não da forma como gostaríamos. A aranha não vai deixar de lhe picar porque você é “superior” a ela; a caverna não vai deixar de inundar porque você está dormindo lá dentro; o frio da noite será tão implacável com você quanto com qualquer outro ser que com ele interaja. Mas, amamos a natureza porque é ela que nos permitiu estar aqui hoje. Não fossem os bichos da floresta, o homem primitivo não teria se alimentado para procriar e nos dar a chance de construir uma civilização; não fossem as cavernas para abrigar os homens, hoje não teríamos inventado casas para morar; não fossem as águas abundantes dos rios, sequer estaríamos aqui para beber água encanada, que para alguns parece brotar como mágica da torneira (NÃO, o homem não evoluiu a ponto de dispensar os rios!).

A natureza, como dizem os físicos, é uma probabilidade extremamente pequena que deu certo e, só por isso, merece nossa absoluta admiração. Mas, confesso que, no escuro de uma caverna, dá vontade que exista algo ainda maior que, conscientemente, se importe conosco.

Chegamos tão longe, com nossa inteligência para fazer fogo, fabricar lanças de caça e formular estratégias para sobreviver à selva, mas, ainda hoje, temos a necessidade de acreditar em algo mais, quando as luzes se apagam.

2 comentários:

  1. Vanessa, fico muito feliz em saber que você conseguiu mais esse mérito!!! saiba que é uma grande conquista!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Entrar numa caverna e permanecer lá dentro, no escuro, tentando controlar o pânico é uma lição de vida...rs Uma lição pela qual eu não queria ter que passar de novo...

    ResponderExcluir