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quarta-feira, 18 de abril de 2012

ESSE TAL CONHECIMENTO

Descobri esse texto através do site do PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PELO DESENVOLVIMENTO e achei interessante compartilhar. O desenvolvimento humano acontece pelo conjunto de vários fatores - saúde, educação, esporte...- o CONHECIMENTO é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento humano. E conhecimento se consegue pela leitura, pela educação...

Quem estiver com espirito nerd, aproveite o texto! rs


Refletir sobre o conhecimento tem sido uma atividade exclusiva dos filósofos. De Sócrates a Russell através de Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant e outros filósofos tentaram responder a perguntas com a possibilidade, origem, essência, os tipos de conhecimento e de elementos-chave do conhecimento. Mais recentemente teóricos do conhecimento têm se preocupado não somente com as raízes lógicas ou psicológicas, mas também com o conhecimento histórico e social e seu impacto social (Horkheimer,Habermas, Mannheim, Kuhn, Feyerabend, Foucault e outros). Ao refletir sobre o conhecimento, permanecem conotações filosóficas, no entanto, atualmente é uma atividade que está a ser aplicada cada vez mais em diferentes campos da atividade humana, incluindo o desenvolvimento.


Muitos autores, descrevem o estado atual do mundo
como uma revolução do conhecimento, acelerou-se a taxa de geração de novas idéias e redução de custos na disseminação dessas idéias. Reconhecer a importância fundamental do conhecimento no desenvolvimento é em si uma revolução.


A revolução do conhecimento e da nova perspectiva que tem sido gerada em seu papel no desenvolvimento abriu novas oportunidades: vilarejos remotos podem ser interconectados através da Internet e ascender a uma base de conhecimento para além do que poderiam sonhar. A educação a distância pode ter melhores professores do mundo para países diferentes ao redor do globo. Mas a revolução do conhecimento trouxe também novos desafios: aqueles sem acesso a estes recursos e conhecimentos e treinamento para usá-los, podem ser atrasados ainda mais do que são agora. Estes são precisamente as questões que estão sendo cada vez mais discutidas em relação ao conhecimento.


No entanto, mesmo se você tiver a impressão geral de que é para os tempos modernos em que o próprio conhecimento é de fundamental importância para os seres humanos, o fato é que o conhecimento é o Deus da evolução social, a variável central (ou pelo menos uma das variáveis ​​mais importantes), independentemente do desenvolvimento histórico da humanidade. Isso é porque o conhecimento não é apenas o que distingue os seres humanos dos outros animais, mas também o processo de condução, humanização do Homo sapiens ao longo de sua história (Lamo et al., 1994). Você tem que lembrar,
no entanto, que o conhecimento é uma variável dependente e inter-relacionada com os outros antes dele, porque, como Marx levanta, não é a consciência que determina o ser social, mas sim ser social que determina a consciência.


O conhecimento se converteu no mais importante fator dos meios de produção, de acordo Drucker, significa que já estamos vivendo uma transição de uma sociedade capitalista para uma sociedade pós-capitalista ou do conhecimento. Num período de cento e cinqüenta anos, de 1750 a 1900 o capitalismo e a tecnologia conquistaram o mundo e criou-se uma civilização mundial.


Antes deste período, o conhecimento era aplicado ao ser (conhecimento para o conhecimento em si ou para a vida boa,como diziam os gregos). Em seguida, quase da noite para o dia, foi aplicado em fazer (processos, produtos de mídia). Ele se tornou um recurso e em algo útil. Conhecimento, que era um bem privado, da noite para o dia tornou-se um bem público (Drucker, 1993:19 e 26). Isto levou à revolução industrial.


Então, veio a "revolução gerencial". Já neste período, o conhecimento torna-se o mais importante fator de produção, deixando de lado capital e trabalho. Até agora, temos uma economia baseada no conhecimento, mas não é uma sociedade do conhecimento. Por que ele prefere chamar a sociedade pós-capitalista de uma sociedade em transição para sociedade do conhecimento nas próximas duas
décadas.


Escolaridade não pode mais ser o monopólio da escola. A educação deve permear toda a sociedade. Organizações de todos os tipos têm que se tornar instituições de ensino e aprendizagem.


Escolas devem trabalhar progressivamente em colaboração com outras organizações e tornar-se instituições que produzam resultados produtivos.


Retirado do texto “Perspectivas en el debate actual sobre el conocimiento para el desarrollo” de Renán Rápalo Castellanos in


http://78.46.95.73:8080/jspui/bitstream/123456789/1365/1/Perspectivas%20en%20el%20debate%20actual%20sobre%20el%20conocimiento%20para%20el%20desarrollo.pdf

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